O projeto “UMinho Mais Digital – Competências para o Futuro”, surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português, integrado nos investimentos direcionados ao Ensino Superior, mais concretamente no Programa Impulso MAIS Digital – submetida Reforço das Competências Digitais.
O objetivo do projeto é o de reforçar a oferta formativa da UMinho em competências digitais com foco em áreas disciplinares NÃO CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), por se considerarem áreas menos avançadas na transformação digital na formação superior.
Pretende-se, conforme previsto nos objetivos do Programa, ter um maior número de jovens e adultos mais e melhor qualificados em áreas digitais e tecnológicas, apostando sobretudo em dois públicos-alvo:
- estudantes da UMinho de áreas não-CTEAM, procurando, sempre que possível, admitir também estudantes CTEAM;
- professores do ensino básico e secundário, que pretendam atualizar conhecimentos ou reconverter a sua formação para a área TIC.
Para este efeito, a UMinho está a implementar um portfolio de mais de 100 cursos de curta duração, em regime de e-learning ou b-learning, nas áreas digitais e tecnológicas, que abrirão vagas ao longo de todo o ano de 2025. O objetivo é o de formar, até ao final do projeto, 1100 pessoas.
Os estudantes da UMinho poderão frequentar os cursos gratuitamente e usufruirão de uma bolsa de mérito se concluírem as formações com sucesso.
No caso dos professores do ensino básico e secundário, haverá lugar ao pagamento das habituais taxas de candidatura, inscrição e frequência, mas existirão também bolsas de mérito para todos os que concluírem as formações.