Neste curso pretende-se apresentar o conceito de Pensamento Computacional, explicar a relevância do seu desenvolvimento nas crianças de tenras idades e ilustrar a proposta através da apresentação de vários Recursos de Aprendizagem concebidos com esse efeito. Os alunos serão estimulados a criar recursos que promovam esse treino. Os objetivos gerais do curso centram-se me três pilares: Compreensão: assegurar que os participantes compreendam profundamente o conceito de Pensamento Computacional e sua importância no desenvolvimento cognitivo das crianças; Habilidades: desenvolver nos participantes as habilidades necessárias para planear e implementar atividades de Pensamento Computacional em sala de aula; Criação: estimular a criação de recursos pedagógicos inovadores interdisciplinares (de qualquer tipo - digital, não digital, ou misto) e eficazes para o desenvolvimento do Pensamento Computacional.Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de:- Definir o Pensamento Computacional e suas principais competências e atitudes.
- Compreender a importância do Pensamento Computacional no currículo do Ensino Básico, relacionando-o com o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, criatividade e pensamento crítico.
- Identificar e analisar diferentes recursos e ferramentas para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, avaliando suas potencialidades e limitações.
- Criar atividades e projetos pedagógicos interdisciplinares (de qualquer tipo - digital, não digital, ou misto) que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças, adaptando-os aos diferentes níveis de ensino e contextos escolares.
- Refletir sobre as suas próprias práticas pedagógicas e identificar oportunidades para integrar o Pensamento Computacional em suas aulas.
Escola/Instituto: Escola de Engenharia
Horário de funcionamento: 17h - 19h, à exceção da aula de 10 de abril que será das 17h às 20h
Modalidade: b-learning
Período de funcionamento: 10, 17 e 24 de abril e 8 de maio de 2025
Idioma: Português
Valor: 100€
Candidaturas para Professores: Aqui
|
Duração |
|
Créditos |
|
Vagas |
| 9 horas |
| 1 ECTS |
| 15 alunos*
|
*O número mínimo de inscrições para que o curso possa funcionar é de 8 estudantes de áreas não-CTEAM e/ou professores do ensino básico/secundário.
|